PASSO A PASSO DE FORMA SIMPLIFICADA
PASSO 1: CUSTO UNITÁRIO: Soma dos gastos para produzir ou adquirir cada unidade. Inclui compra de matéria prima, mão de obra para a produção e imposto da nota fiscal de compra por exemplo.
PASSO 2: GASTOS FIXOS: Despesas que não variam, como aluguel e salários de funcionários. Devem ser transformados em porcentagem. Para isso divida os gastos fixos (20 mil, por exemplo) pelo faturamento mensal (R$200 mil): o resultado será 0,1, ou seja, 10%.
PASSO 3: GASTOS VARIÁVEIS: Variam de acordo com o desempenho - é o caso de impostos sobre as vendas, comissões de vendedores, frete, embalagens e taxas de operadoras de cartões. Para chegar ao percentual que será usado na fórmula do preço, some tudo e divida essa quantia pela receita das vendas.
Exemplo: R$3 mil embalagens + R$35 mil impostos + R$17 mil comissões + R$5 mil taxas = R$60 mil
R$60 mil dividido por R$200 mil (vendas) = 0,3 ou 30%
PASSO 4: MARGEM DE LUCRO: Estimada pelo empreendedor (pesquise qual é a média do seu segmento de atuação)
A FÓRMULA: Usando os valores exemplificados acima, estimando custo unitário de R$75 e lucro de 15%, temos:
PREÇO DE VENDA = Custo unitário / (dividido) (100% - gastos fixos - gastos variáveis - margem de lucro)
Usando o exemplo acima teremos:
75 / (-10%-30%-15%)=75 / 45% =R$166,67
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